O Nintendo Switch conquistou o mundo, especialmente ao introduzir experiências de jogos domésticos e portáteis em um único pacote. Várias versões do Nintendo Switch foram lançadas desde 2017, desfrutando de uma crescente biblioteca de jogos.
Foi no final de 2021 que saiu a versão OLED do Nintendo Switch. Como a versão mais recente do console, a versão OLED apresenta algumas melhorias e mudanças. Ele continua sendo o mesmo console no núcleo, mas não é o rumor do Switch Pro que as pessoas falaram.
Continue a ler para saber mais.
Versões do Nintendo Switch
O primeiro Nintendo Switch foi lançado em 2017, mas foi posteriormente substituído por um modelo mais novo em 2019. As diferenças mais significativas estavam na duração da bateria e em um processador mais recente. Além dessas, não há outras diferenças significativas no hardware.
Há mais uma mudança entre as versões, no entanto. O modelo mais antigo pode ser hackeado e um firmware personalizado inserido, permitindo que ele entre no Modo Console de Recuperação. A invasão só foi possível devido a uma exploração descoberta no chipset NVIDIA com esta variante antiga.
O Nintendo Switch 2019 ainda não pode ser hackeado em 2022, então você não pode instalar mods de jogo ou firmware personalizado. Dito isso, os hackers provavelmente ainda estão tentando decifrar o código e permitir que os proprietários modifiquem seus consoles.
Além do modelo de 2019, existe o Nintendo Switch Lite. Este console reproduz muitos dos mesmos jogos, exceto aqueles que exigem uma tela de TV. Ao contrário do original, o Lite não pode ser encaixado.
O Nintendo Switch Lite foi projetado inteiramente para jogabilidade portátil, rodando apenas no modo portátil. Os Joy-Cons são integrados ao próprio sistema.
Após essas duas versões principais, a Nintendo lançaria o Nintendo Switch OLED.
Versão OLED do Nintendo Switch
A versão OLED do Nintendo Switch é uma atualização do console original. Os novos recursos incluem:
- Armazenamento interno extra
- Alto-falantes melhores
- Tela OLED de 7 polegadas
- Suporte aprimorado
- porta LAN
O Nintendo Switch original oferecia 32 GB de armazenamento interno expansível por um cartão microSD, mas o OLED Switch tem o dobro do espaço de armazenamento. Possui 64 GB, o que permite manter mais jogos baixados. Você não terá que reinstalar os jogos toda vez que quiser voltar a eles.
A Nintendo também deu ao OLED Switch novos alto-falantes localizados em ambos os lados da parte inferior da tela. Eles soam muito melhor do que antes e não distorcem no volume mais alto. O áudio do jogo parece mais presente e impactante desta vez.
No entanto, a tela OLED de 7 polegadas é a principal melhoria. Ao contrário da tela LCD original, os tons de preto parecem ser realmente pretos, não a escuridão ligeiramente acinzentada do LCD. Portanto, as sombras e outros objetos escuros parecem visualmente mais agradáveis.
A tela também é um pouco maior, com 7 polegadas, em comparação com as 6,2 polegadas do Switch original. O Switch Lite, em comparação, possui uma tela de 5,5 polegadas. A resolução permanece 720p no modo portátil e 1080p quando encaixado.
Muitos proprietários de Switch sabem como o suporte do modelo original não é confiável. O pedaço fino de plástico parece muito frágil, mas também é onde você insere o cartão SD. Em contraste, o suporte do OLED Switch agora é um pedaço maior de plástico que se estende por quase todo o comprimento da tela.
Com este suporte mais recente, o console fica na vertical com menor chance de tombar e não quebra facilmente. Os jogadores portáteis que desejam jogar ao ar livre agora podem renunciar a encostar o console em objetos.
Uma mudança ligeiramente controversa é a inclusão de uma porta LAN. Normalmente, isso é uma dádiva de Deus para jogadores competitivos que valorizam a melhor conexão possível, mas há uma reviravolta. A porta LAN substitui uma porta USB, que alguns usuários gostariam que estivesse presente.
No entanto, a porta é confiável e ajuda os jogadores a obter uma conexão estável que nem sempre é possível com Wi-Fi.
Caso contrário, a versão OLED compartilha a mesma duração da bateria, poder de processamento e controladores. É uma melhoria notável em relação ao Switch original e traz muito para a mesa.
Rumores e vazamentos do Nintendo Switch Pro
Alguns dos recursos que supostamente estavam no Switch Pro estão presentes na versão Switch OLED. A tela OLED e a capacidade de armazenamento de 64 GB provavelmente reaparecerão no Switch Pro. Por enquanto, apenas a memória de 64GB está confirmada para aparecer no novo console.
Antes de prosseguirmos, lembre-se de que, embora nos refiramos a este console como “Switch Pro”, esse não é o nome oficial. Algumas pessoas também se referem a ele como o “Switch 2”.
O Switch Pro pode vir com estes recursos:
- Processador NVIDIA Tegra Xavier personalizado
- Suporte para vídeo 4K quando encaixado
- Duas portas USB-C
- 64 GB de memória, possivelmente um SSD
- Tela maior
O Nintendo Switch utiliza o antigo e fraco processador NVIDIA Tegra. Infelizmente, isso leva a um desempenho inferior ao executar muitos títulos AAA. Jogos como Apex Legends e outros parecem de baixa qualidade em comparação com seus equivalentes em outros consoles. No entanto, há rumores de que a Nintendo substituirá o chipset Tegra por um que possa usar o upscaling DLSS para que os jogos possam atingir a resolução 4K.
Claro, isso só aconteceria quando o Switch Pro estivesse encaixado. Embora possa ameaçar qualquer esperança de o Switch Pro alcançar a resolução 4K nativa, ainda não sabemos se foi isso que a Nintendo decidiu. No entanto, também houve relatos conflitantes do Switch Pro executando um chipset RealTek.
Só o tempo irá dizer
A Nintendo não divulgou muitas informações sobre o próximo console, embora possamos dizer que o OLED Switch é uma forma de teste para ele. É um excelente produto que resolve muitos dos problemas do Nintendo Switch. É uma atualização bacana que você pode considerar, especialmente se costuma jogar no modo portátil.
/newest-nintendo-switch/