A Microsoft tem sido um concorrente dedicado nas guerras de console por décadas, com o PlayStation da Sony como seu maior concorrente. A série Xbox está em produção desde 1996, começando com o primeiro console Xbox. Hoje, os modelos mais recentes são o Xbox Series X/S.
Tanto o Xbox Series X quanto o Xbox Series S tiveram um lançamento simultâneo, sendo o último o modelo mais econômico e mais fraco em termos de hardware e desempenho. Continue lendo para descobrir suas especificações e recursos.
Xbox Series X
O Xbox Series X atualmente usa a coroa do console Xbox definitivo. Velocidade e potência são os nomes do jogo do Xbox Series X, então você pode esperar que ele carregue os jogos rapidamente. É quase como jogar em um poderoso PC para jogos.
Aqui estão algumas especificações importantes:
- Processador AMD Zen 2 personalizado com oito núcleos e velocidade de processamento de 3,8 GHz
- GPU AMD RDNA 2 que atinge 12 teraflops e tem velocidade de 1,8 GHz
- 16 GB de RAM
- 1 TB de armazenamento
- Resolução 4K60FPS, máximo 8K120FPS
Com essas especificações, você precisará de espaço suficiente para armazenar os componentes, e o console cubóide é um compartimento relativamente grande. No entanto, não é excessivamente, apesar de sua densidade, para que você possa carregá-lo se necessário. Pode ser orientado verticalmente e horizontalmente, sendo o primeiro melhor para o sistema de refrigeração.
Como o Xbox Series X pode produzir em 8K, você precisará de pelo menos um monitor 4K para aproveitar os jogos em toda a sua glória. Infelizmente, 8K é bastante íngreme, então poucos jogadores optam por obter uma tela de 8K.
Esses monitores aproveitam a porta HDMI 2.1 do Xbox Series X, que permite a resolução máxima teórica de 8K120FPS.
Outras portas incluem duas portas USB 3.1, uma porta Ethernet e uma expansão PCle SSD proprietária.
Desempenho
A Microsoft e o Xbox sabem que muitos jogadores hoje adoram títulos graficamente intensos e impressionantes, então o Xbox Series X foi projetado para atender a essas demandas. Dependendo do jogo, você pode esperar uma saída de vídeo 4K60FPS na maioria das vezes. Essas resoluções só são possíveis graças aos 12 teraflops que a GPU pode atingir.
Alguns títulos como Gears of War 5 foram totalmente otimizados para o Xbox Series X, permitindo que sejam executados em 4K60FPS sem muitos problemas. No entanto, os desenvolvedores concordaram entre resolução e taxa de quadros, baixando a resolução para 1440p (resolução de 2K) quando há muita ação na tela. Dessa forma, você pode desfrutar de 60FPS consistentes para a maioria das situações de jogo.
Essa “resolução dinâmica” significa que o console não oferece uma experiência de 4K60FPS ou superior 100% do tempo. Independentemente disso, você ainda desfruta de gráficos de ponta, especialmente quando o título suporta a resolução adequada.
Gears of War 5 pode até atingir 4K120FPS, embora isso exija um monitor poderoso para acomodar o desempenho extra.
Outros jogos que não são totalmente otimizados para o Xbox Series X podem atingir 4K, mas não têm uma taxa de atualização de 60 Hz. Um exemplo é Red Dead Redemption 2, que roda a 4K30FPS. No entanto, você poderá reproduzi-lo em taxas de quadros mais altas se a Rockstar decidir lançar uma atualização para o console.
O Xbox Series X também carrega jogos com pelo menos o dobro da velocidade do Xbox One. Grandes títulos de mundo aberto como Red Dead Redemption levam quase um minuto e meio para carregar no Xbox One X, mas o Series X pode levá-lo do menu principal para salvar um arquivo em 38 segundos.
Além disso, um dos recursos que a Série X compartilha com a Série S é a compatibilidade com versões anteriores. Ele pode executar títulos mais antigos em configurações gráficas mais altas, portanto, seu título favorito do Xbox 360 pode receber um impulso se for otimizado. Mesmo jogos não otimizados experimentam tempos de carregamento incríveis e falta de quedas de quadros. Embora eles possam não estar rodando em 4K60FPS, eles ainda podem se beneficiar do aumento.
Ambos os consoles também possuem Quick Resume, uma inovação que permite rodar vários jogos ao mesmo tempo e alternar entre eles rapidamente. Você não terá que reiniciar os jogos desta forma, e funciona mesmo depois de desligar o console. As desvantagens incluem uma falta geral de jogos que suportam esse recurso e falhas ocasionais. Ainda assim, o Quick Resume é promissor e a Microsoft pretende melhorá-lo.
No geral, o Xbox Series X é um poderoso cavalo de batalha que ultrapassa os limites dos jogos de console. Sua biblioteca de jogos também está em constante expansão.
Xbox Series S
O Xbox Series S é a escolha ideal para quem não deseja jogar videogames em resoluções 4K. Ele ainda pode reproduzir muitos dos mesmos títulos da Série X e tem compatibilidade com versões anteriores idêntica. Embora o console custe menos, ele não decepciona – para sua classe.
Especificações para a Série S:
- Processador AMD Zen 2 personalizado com oito núcleos e velocidade de processamento de 3,8 GHz
- GPU AMD RDNA 2 que chega a quatro teraflops e tem velocidade de 1,6 GHz
- 10 GB de RAM
- 512 GB de armazenamento
- Resolução de 1440p60FPS, máximo de 1440p120FPS
Os jogos em 1080p estão lentamente se tornando obsoletos, embora continuem sendo o padrão da indústria de jogos. Os jogos em 1440p ou 2K também estão muito mais acessíveis agora, já que muitos telefones celulares e monitores 2K estão tendo reduções de preço. Consequentemente, você não terá que gastar mais em sua configuração com a Série S.
O Series S é um console menor do que seu irmão mais velho, em parte por não ter drive Blu-ray. Como um console somente digital, você precisará de espaço de armazenamento extra, o que é possível por meio de uma extensão de disco rígido de 1 TB.
A Microsoft chama esse console de o menor Xbox de todos os tempos, uma prova das tecnologias inovadoras da empresa. Mesmo com esse tamanho reduzido, o Series S possui um poderoso sistema de resfriamento que, de alguma forma, consegue funcionar silenciosamente.
As portas incluem três portas USB 3.1, uma porta Ethernet e a porta HDMI 2.1 além da porta de alimentação. Não é muito diferente da Série X a esse respeito.
Muitos jogos serão executados a 2K60FPS, cortesia da GPU, embora apenas alguns mais antigos possam atingir 2K120FPS. O desempenho depende muito da otimização e idade do jogo, pois os jogos mais novos são mais exigentes.
Desempenho
Alguns jogos são otimizados para a Série X/S, e esses títulos permitem que os consoles da Série S brilhem. Os jogos ficarão lindos e se comportarão bem em comparação com o console mais caro. As texturas são lindas e claras sem perder muito, então você não notará uma diferença drástica.
É um alívio ver o Xbox Series S exibindo jogos sem comprometer muito o desempenho. As taxas de quadros tendem a permanecer em 60FPS ou 120FPS, se suportadas. No entanto, cores, escuridão e detalhes mais sutis nem sempre são exibidos bem.
A Série S tem excelente saída e eficiência para um console nessa faixa de preço. Pode ser pequeno, mas tem um impacto médio em comparação com consoles superiores.
Os tempos de carregamento na Série S são um pouco mais lentos que na Série X, mas não vale a pena reclamar das diferenças. É apenas em termos de segundos, que são insignificantes.
Comparado ao Xbox One, o Series S exibe melhor iluminação, taxas de quadros e texturas do que a geração anterior.
Um boato interessante
Recentemente, houve rumores de que o Xbox Series S receberá uma atualização oculta, embora ainda não saibamos quando isso acontecerá. A história também afirma que a Microsoft pretende dar ao console um chip menor com maior eficiência de energia. Além desta informação, nada mais é conhecido neste momento.
Não é incomum que os consoles recebam atualizações como essa após o lançamento. O Nintendo Switch recebeu atualizações duas vezes desde 2017. O PS5 também recebeu um novo dissipador de calor, mas nada mais.
O Nintendo Switch OLED apresenta apenas algumas mudanças de qualidade de vida e uma nova tela, pois não possui maior poder de processamento ou especificações de GPU. No entanto, a Nintendo provavelmente lançará um “Switch Pro” ou “Switch 2” em alguns anos.
Antes de ficar muito empolgado, lembre-se de que pode ser possível ver um novo Xbox Series X com um chipset aprimorado, mas também é provável que não ofereça muitas melhorias.
No entanto, um vazamento diz que teremos um Xbox Series S mais forte em 2022, prometido com uma APU AMD Zen de 6 nm e velocidades 50% mais rápidas. Ele não substituirá o Series S original, mas será um console intermediário entre os dois atuais.
O mesmo vazamento promete uma Série X mais poderosa em 2023, mas não está claro quanto de melhoria haverá.
Confronto do console
Os jogadores costumam comparar o Xbox Series X com o PS5. As duas linhas de console competem há anos e não parece que vão parar tão cedo. Embora as Séries X/S sejam os modelos mais recentes, pode haver uma nova variante no horizonte.
/newest-xbox-model/